CP

quinta-feira, junho 8

Cuca é POM?

Enquanto o Blog da Criadora não é recheado com presentes,vou contar uma história muito poa! Conhece CUCA?

Cuca é um doce, de origem alemã (o nome é “enjambração”de kuchen, que significa bolo). Feita à base de massa de pão, a cuca é muito apreciada e consumida na região sul do Brasil. E agora, na zona sul de São Paulo!

Levei a receita pra terra da garoa. O meu amor, o Júnior da Frigideira, aprova e adora a cuca. A Valéria e a mãe dela gostaram muito. A Noélia também gostou. Até o Ozzy aprovou! (Ozzy é o cachorro do Júnior. E não levei em consideração que ele come qualquer coisa).

O doce é encontrado em muitas versões. Tem de farofa, de banana, de queijo, de maçã, de amora, de abacaxi. Depois tem as combinações de farofa com banana, farofa com qualquer fruta. E tem a cuca de NATA!Essa é uma das preferidas do Júnior. E de milhares de catarinenses.

Encontrar a nata, na forma e consistência que encontramos aqui em Santa Catarina, é que foi difícil!
Mas quem não se adapta não cozinha, então, na falta da tal nata, usei creme de leite pasteurizado ou fresco, daqueles que são vendidos em garrafa. O critério de escolha foi interessante. Agitei as garrafinhas pra sentir qual era o “menos líquido”. Bom, fui enganada por uma garrafa extremamente cheia de creme, que a fez parecer mais encorpada. Vivendo e aprendendo.

Mas o que importa é o que interessa, não é mesmo? E o que interessa é que fiz a cuca numa sexta-feira.
Mesmo sem nata, (pra que nata?) ela ficou muito ótima!
E ela não durou o final de semana.
Porque cuca é POM!!!! diz o alemão.

RECEITA DE CUCA DE NATA
Ingredientes para massa (ou esponja)

  • 2 ovos 2 colheres de manteiga com sal (temperatura ambiente)
  • 1 xícara de açúcar
  • 500g trigo
  • 1 copo de leite
  • 1 envelope de fermento biológico instantâneo em pó. (fermento de pão)
  • Se desejar e a gosto: canela em pó, raspa de limão.

Ingredientes para cobertura

  • 500 ml de nata OU creme de leite fresco (garrafinha)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga
MODO DE FAZER
Misture o trigo, o açúcar, os ovos, a manteiga, o leite e o fermento (já dissolvido conforme instruções da embalagem) Misture muito bem. Cubra o recipiente da massa com um pano e deixe crescer até essa massa dobrar de volume. (umas 2 horas). Despeje a massa em forma untada e deixe crescer mais 1 hora.Após a massa descansar e crescer, faça a cobertura.
Misture a nata ou creme de leite com o açúcar e despeje sobrea massa na forma. Espalhe pedaços de manteiga sobre o creme e leve para assar.
Forno médio: 45 minutos ou até dourar bem a cobertura.


Guten Appetit!


1 Comments:

  • Eu, a Valéria, a Noélia e o Ozzy aprovamos e devoramos as Cucas. Quer dizer, a Cuca de Nata em questão eu devorei sozinho. Nesse final de semana talvez eu arrisque a receita, com saudade do meu amor, que tá fazendo aniversário lá longe.

    By Anonymous Anônimo, at 11:03 AM  

Postar um comentário

<< Home